Escolha uma Página

Você faz o fechamento do mês da sua empresa para ver como foi o desempenho financeiro, e nota que a empresa teve lucro, mas gastou mais do que realmente vendeu? Isso pode ser reflexo da falta de controle de estoque que prejudica seu fluxo de caixa.

Erroneamente empreendedores e gestores imaginam que estoque é investimento e querem sempre comprar mais mantendo o estoque sempre cheio.

Esse é o momento que prejudica o fluxo de caixa porque quando faz essas compras sem uma gestão de estoque, compramos mais do que o cliente demanda, e começamos gastar mais do que realmente está entrando.

E prejudicar o fluxo de caixa da empresa é prejudicar o capital de giro, e se isso acontece sequencialmente é muito perigoso para a saúde financeira da sua empresa.

Então o investimento que o gestor imagina estar fazendo com o estoque, na verdade está sendo uma sangria.

Mas como fazer com que o estoque não prejudique o fluxo de caixa?

A resposta é básica, não tenha estoque. Mas calma, não se assuste, não estou dizendo que sua empresa não deve ter nada de estoque e ser vazia, e sim que ela deve ter o estoque enxuto, ou seja o necessário para que o cliente demande.

E como você vai conseguir saber qual a média do seu cliente, vai ser com o uso de coleta de dados, relatórios de produtos vendidos por semana.

Com base nesse relatório você vai comprar somente o necessário para repor o que está faltando no estoque, de acordo com a média do que realmente sai.

Por exemplo se costuma ter saída de 20 unidades de terminado produto por mês, e chegou o dia de você realizar sua compra com fornecedor e ainda possui 5 unidades no estoque, você só vai repor com 15 unidades

Dessa maneira o seu estoque se torna enxuto e não consome mais do que tem previsões de entrar em recebimentos.

Se você não consegue avaliar suas métricas sozinho, a ajuda de uma consultoria financeira é essencial, para avaliar seu fluxo de caixa e fazer o mapeamento financeiro para começar a gestão de estoque e identificar outras causas para a baixa liquidez do caixa.