Escolha uma Página

Administrar o dinheiro da empresa na inflação requer mais disciplina que em épocas de economia estável. A inflação voltou e com isso muitos gestores esqueceram como faziam a gestão no período inflacionário, ou não eram nem nascidos nesse período. Mas afinal, como conseguir não ter tanta perca de dinheiro?

Inflação foi um gênio malvado que foi aprisionado na lâmpada em 1994 com a criação do plano real e diversos planos econômicos, antes desse período a população para garantir o poder de consumo podia investir no overnight.

Hoje em dia não existe mais essa opção e nenhuma que corrija a inflação monetária do dia para noite, então como conseguir fazer a gestão financeira da minha empresa nesse período?

O mais importante para ficar atento é o seu estoque e sua precificação, esse vai ser a chave para conseguir garantir o seu poder de compra.

Isso mesmo, já falei aqui sobre como manter seu estoque enxuto para não consumir seu capital de giro, agora falaremos como fazer a gestão dele na inflação e a influência da precificação sobre isso.

Você vai precisar praticar a gestão do custo futuro, ou seja, refazer sua precificação de estoque de acordo com o que ele custa hoje e não mais de acordo com o custo que você pagou nele. Então você vai precisar avaliar qual o período que seu produto está tendo de variação de preço, e seguir a mesma variação no seu preço final.

Dessa maneira você vai conseguir garantir seu poder de compra na renovação de estoque, e sempre lembre-se seu lucro não está sendo maior e sim o valor a mais está sendo consumido pela inflação.

Mas e se o preço final ficar muito caro para o meu cliente?

Bom e é nesse momento que entendemos por que a inflação é péssimo e a soma dela com a falta do aumento de poder de consumo da população é pior ainda, já que teremos que diminuir nosso markup, ou seja, diminuir nossa parcela de lucro, para não perdermos cliente.

Fazer administração do fluxo de caixa também vai ser essencial e já foi ensinado por aqui como fazer isso.

A volta da inflação é um período péssimo e mostra o quanto precisamos saber fazer a gestão financeira da sua empresa, e por isso a ajuda de uma consultoria financeira para te guiar nesse período obscuro da economia é essencial.